Desde 2021, o Brasil assumiu novamente o compromisso de reduzir as mortes no trânsito em uma década. As metas sugeridas pela ONU devem ser implementadas até 2030. Os pesquisadores do Ipea ressaltam que, para chegar lá, é preciso investimentos em educação, infraestrutura, transporte público e atendimento.
O principal objetivo da realização do exame toxicológico é deixar as estradas mais seguras. O exame toxicológico de larga janela identifica o usuário regular de drogas nos últimos 90 dias. Quando o condutor apresenta laudo positivo no toxicológico, significa que ele está usando drogas com frequência, o que coloca vidas em risco, seja quando está sob efeito das substâncias ou sofrendo as consequências da abstinência, que pode inclusive causar alucinações.
Quando o laudo do exame toxicológico é positivo para drogas, a informação é inserida no Registro Nacional de Condutores Habilitados – RENACH, o que suspende de imediato a CNH do condutor até que ele apresente um laudo negativo.
A realização do exame toxicológico resulta na redução de acidentes, especialmente nas rodovias, além de ajudar no combate ao crime organizado e à exploração dos motoristas profissionais.
Os motoristas das categorias C, D e E, que não realizarem o exame toxicológico a cada dois anos e seis meses, serão multados. O valor da multa é de R$ 1.467,35 e 7 pontos na CNH.
Estar em concordância com as leis de trânsito é um compromisso com a segurança de todos ao seu redor.
Não deixe de realizar o seu exame.